terça-feira, 21 de agosto de 2012

Em Santos, casos de dengue crescem 320% de janeiro a julho

458 infectados

Brenda Melo Duarte

A dengue continua fazendo vítimas em Santos. O número de casos no Município cresceu 320% nos primeiros sete meses do ano. De janeiro a julho de 2011, foram registradas 109 infecções pela doença. No mesmo período de 2012, este número subiu para 458 casos. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira. 

De acordo com o balanço da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, entre os sete meses, a Baixada Santista apresentou 640 casos, em 2011, e 991 no mesmo período de 2012. O aumento foi de 55%. 

Os números apontam que Santos representa 46% do total de infectados na região. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apesar do alto índice de casos no Município, não houve óbitos por conta da doença nos últimos dois anos. 

A médica infectologista Iraty Nunes Lima,  chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, diz que o aumento era esperado. “Já havíamos alertado para uma possível epidemia na próxima temporada”. 

Iraty ressaltou que os dias quentes que marcam o inverno deste ano contribuem para a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. 

A médica infectologista ainda ressalta a importância de uma ação metropolitana contra a dengue. “A população se desloca diariamente entre as cidades da região. Alguns trabalham em Santos e moram em outras cidades. As ações contra a dengue devem ser conjuntas, em todas as cidades,” afirma.  

Em relação ao avanço do tipo 4 da doença, Iraty alerta que “todos estão suscetíveis a contrair, mesmo os que já pegaram os outros tipos”. 

Segundo Iraty, a população deve reforçar os cuidados. “A dengue é um problema de todos, A vigilância realiza mutirões   de casa em casa e nos pontos estratégicos, como  imóveis,  cemitérios e edifícios de grande porte”. 

Entre os bairros com mais casos estão o Rádio Clube (51), Vila Mathias (39) e São Manoel (32). Neste ano, já ocorreram 17 mutirões na cidade de combate à doença na Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui