Praia Grande está se mobilizando para evitar nova epidemia de dengue no verão e proteger a população contra a forma mais nova da doença, a dengue tipo 4. Ações denominadas “arrastão” estão sendo realizadas em todo o Município e, no próximo dia 18, a comunidade do Bairro Quietude fará uma campanha com “apitaço”, para chamar atenção de moradores da região. A Cidade também será a única da Baixada a contar com uma potente máquina pulverizadora, que deverá estar em funcionamento dentro de um mês.
Os arrastões de conscientização estão concentrados atualmente no Bairro Vila Sônia, onde é maior o número de pessoas contaminadas, com 19 casos confirmados. No total, 222 pessoas já contraíram dengue neste ano em Praia Grande. As mobilizações de agentes comunitários da dengue consistem em orientar moradores, recolher materiais que acumulam água e depositar peixes larvófagos em piscinas e locais que concentram água parada.
De acordo com a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, as equipes também distribuem folhetos advertindo sobre os riscos da contaminação. “Temos também apelado para que os moradores acolham bem os nossos agentes. A ação educativa é um dos focos principais de nossa campanha, porque estamos em um período pré-epidêmico. Temos observado que a população não tem nos dado a atenção devida”, advertiu.
O aumento da população de mosquitos, do tipo Culex (o mais comum, de cor marrom) é outra preocupação do setor, embora este não seja o principal inseto transmissor da dengue. Segundo Maria Fernanda, o período de chuvas tem favorecido a eclosão dos ovos, mas a falta de cuidado é um indicativo mais alarmante. “Assim como aumenta a população do Culex, também é crescente a apuração de focos de larva do Aedes Aegipty. Felizmente, não temos nenhum caso da dengue 4 na região, mas não estamos totalmente livres desta ameaça se a população não fizer a sua parte”.
Para que a região fique preparada para o combate à doença, uma campanha conjunta com todos os municípios está sendo organizada para o dia 18. Uma ação educativa chamada “Todos contra a dengue” será realizada em semáforos nas nove cidades da região. Em Praia Grande, serão feitas mobilizações nos semáforos em frente ao Litoral Plaza Shopping, nos cruzamentos das avenidas Costa e Silva com Avenida Brasil e Vicente de Carvalho com a Avenida Kennedy.
Neste mesmo dia, moradores do Bairro Quietude, funcionários da Usafa e escolas municipais do bairro sairão às ruas promovendo um apitaço, alertando sobre a necessidade da conscientização e cuidados com o surgimento de focos do mosquito da dengue. As operações da Divisão de Controle Zoonoses ainda estão de olho nos ferros-velhos, ambiente em que, nas buscas realizadas por agentes da dengue, mais foram encontrados criadouros do Aedes.
No ano passado, o Município enfrentou sua pior epidemia de dengue, com 9.293 casos, a exemplo do que também ocorreu em muitas cidades brasileiras. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário