domingo, 3 de junho de 2012

Conselho Municipal da Juventude mobilizará jovens de PG no segundo semestre


 
Órgão tem como principal função apresentar propostas de políticas para o setor
 
 
Jairo Marques
Segundo semestre será de protagonismo juvenil
A Semana da Juventude de Praia Grande encerrou sua programação no último domingo (27) com show da banda Charlie Brown Jr, comemorando junto a um público de mais de 25 mil pessoas o sucesso do primeiro semestre do Ano da Juventude. No segundo semestre, o Município deve focar no Conselho Municipal de Juventude, convocando os jovens do Município a participarem efetivamente do processo que permitirá que eles mesmos formulem propostas de políticas públicas voltadas à juventude de Praia Grande.

Empossado em março deste ano, o Conselho Municipal de Juventude é formado por doze componentes – seis representantes do poder executivo e seis representantes da sociedade civil – e tem por finalidade identificar as principais necessidades da juventude e formular propostas de políticas públicas junto à Administração Municipal. “Os seis representantes jovens pertencentes ao Conselho Municipal passarão por um curso de cerca de 15 horas, onde ficarão a par das ações direcionadas ao jovens já feitas no Município, e como poderão colaborar na elaboração de novos projetos. O mais importante é que eles passem pelo momento de compreender os Marcos Regulatórios de Juventude, os espaços do Município onde eles se enquadram e que possa, principalmente conhecer a valorizar as diferenças dentro desse universo jovem”, avalia Marcelo, destacando que o grande compromisso deste conselho é o de dar diretrizes para o próximo governo municipal.

No primeiro semestre de 2012, o Município trabalhou em duas ertentes: a abordagem em massa com o projeto Juventude Legal, que até o momento contabiliza mais de 5 mil atendimentos – o projeto que segue até o dia 5 de junho – e a mobilização de lideranças juvenis em prol da disseminação da cultura de paz, atingido pela Semana da Juventude. De 19 a 27 de maio, a Semana da Juventude movimentou mais de 350 jovens com palestras, fórum e workshops, focados na construção de lideranças em diversos segmentos da juventude.

“Creio que a grande conquista desse primeiro semestre é a mudança de comportamento já visível na juventude de nossa Cidade”, comemora o assessor de políticas públicas para a juventude da prefeitura de Praia Grande, Edson Marcelo Jesus Costa. “Esse é um reflexo do trabalho de conscientização junto às escolas e outros núcleos que vimos fazendo desde 2011, preparando nossos jovens para 2012”, avalia Marcelo, que aponta o segundo semestre de 2012 como sendo de protagonismo da juventude de Praia Grande.

“Esses jovens com os quais trabalhamos na Semana da Juventude devem agora voltar para seus núcleos sociais com novas experiências e ideias. Já estamos programando atividades para que eles possam colocar em prática o que aprenderam, sempre valorizando as formas com as quais ocuparão esses espaços. A juventude é plural, e, por isso, as ferramentas de interação também devem ser. Eles mesmos escolherão com as quais querem trabalhar: arte, música, dança ou o que mais se encaixar nos ambientes da Cidade”.

Ano da Juventude - Desde o início de 2011, a administração de Praia Grande está convidando os jovens do Município a participarem do processo político da Cidade, com o intuito de, juntos, formularem os rumos do Município em 2012 - que é o Ano da Juventude - e contribuir em todos os espaços de intervenção da sociedade na formulação de políticas públicas. Em agosto, iniciaram-se os preparativos para realizar, pela primeira vez, uma Conferência Municipal de Juventude.

Desde então, houve um trabalho intenso de mobilização junto às escolas e organizações: mais de 4 mil jovens residentes no Município participaram de palestras para se inteirar do processo que vai permitir que eles decidam quais serão as propostas de políticas públicas para a juventude de sua Cidade. O evento, que aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório Roberto Marinho, reuniu mais de 300 jovens interessados em, junto ao poder público, definir diretrizes de governo que venham ao encontro às suas expectativas. Os jovens de Praia Grande concluíram a Conferência Municipal com um pacote de mais de 70 propostas direcionadas em temas diferentes, como educação, transporte e cultura.

Na sequência, Praia Grande sediou a Conferência Metropolitana de Juventude, com participantes dos nove Município da Região Metropolitana da Baixada Santista. O ponto alto aconteceu em dezembro, quando o Município enviou 43 estudantes para a II Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, que reuniu centenas de jovens de todo o País, para discutir propostas de políticas públicas direcionadas à juventude brasileira. Além de participarem como observadores, os estudantes de Praia Grande realizaram a cobertura do evento em tempo real, através de blogs e mídias sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui