terça-feira, 18 de outubro de 2011

Prefeitura instala novos paraciclos em vias de PG


Por Jaqueline de Marco, MTB: 52.981
  
 
No total serão instalados 20 paraciclos, também são conhecidos como bicicletários
 
 
Edmilson Lelo
No total serão instalados 20 paraciclos
A Secretaria de Trânsito e Transporte de Praia Grande (Setransp) está instalando 20 novos paraciclos, conhecidos como bicicletários, em diversos pontos da Cidade. A Rua Vicente de Carvalho, uma das principais vias do Bairro Ocian, já recebeu 5 unidades do equipamento e, ainda esta semana, 8 serão instalados na Avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro Boqueirão. Os novos paraciclos têm formato de bicicleta e, com a instalação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a Setransp espera incentivar a utilização de transportes ecologicamente corretos.

Segundo a chefe da Divisão de Planejamento e Engenharia de Tráfego, Michele Rezende de Mesquita, os paraciclos darão mais segurança aos ciclistas. “A instalação de novos paraciclos foi um pedido da própria população. A Prefeitura investe em infraestrutura cicloviária e, por isso, a Cidade tem muitos usuários deste meio de transporte que agora contam com locais modernos e seguros para estacionar corretamente suas bicicletas”, explicou.

O secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Denys dos Santos Fonseca, destacou a qualidade dos equipamentos. “Os paraciclos são grandes, modernos, com ampla visibilidade na via. Com os novos bicicletários, a idéia é que as pessoas passem a utilizar ainda mais as ciclovias da Cidade”.

Ciclovias - Com 76,5 quilômetros construídos, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista, e uma das principais em todo o País. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicletas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como principal meio de transporte.

Desde que o Município começou a ganhar ciclovias, o número de acidentes, envolvendo bicicletas caiu aproximadamente 30%, de 258 em 2004 (ano que foi realizado o primeiro levantamento sobre o tema) para 179 em 2010. A Associação Brasileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes (anos 2007 e 2008) com o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.

Além disso, em 2010 Praia Grande foi homenageada com o troféu Cidade Amiga da Bicicleta, entregue pelo Instituto Pedala Brasil e União de Ciclistas do Brasil, durante o evento Bicicultura, realizado na cidade de Sorocaba no mês de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui