|
|
Prefeito participou de encontro que reuniu comerciantes, população e autoridade de segurança |
|
|
AMAURI PINILHAPrefeito participou de encontro |
|
Praia Grande deve receber o efetivo fixo de 120 policiais militares no início de novembro. A informação foi divulgada pelo comandante do CPI-6, coronel Sérgio Del Bel Junior, em reunião ocorrida sexta-feira (21), na Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande, com o prefeito de Praia Grande Roberto Francisco dos Santos, o deputado Federal Alberto Mourão, o presidente da Associação Comercial José Augusto Soares da Silva, autoridades da área de segurança pública, comerciantes e população. O Município ainda receberá uma base móvel, dez novas motos para auxiliar no policiamento das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).
Segundo o comandante do CPI-6 Sergio Del Bel Junior, o comando está ciente da demanda das necessidades de reforço na área de segurança em Praia Grande. “O efetivo adicionado ao já existente será de 300 policiais para a região, prometido pelo governador, distribuídos para os seis batalhões que consistem na área do CPI-6. Em Praia Grande, o efetivo fixado está quase completo, a defasagem é muito baixa, mas entendemos que está aquém das necessidades. A Cidade cresceu em termos populacionais e econômicos, e nossa proposta é de 120 homens, qualquer número que girar em torno disso, com oscilação um pouco para menos ou um pouco para mais, vai atender as necessidades do município e acredito que o comando será sensível efetivamente em fixar esse número”.
Del Bel destacou ainda o empenho para aumentar o efetivo do Município. “Quero expressar minha gratidão ao prefeito Roberto Francisco, o deputado Mourão e o subscretário de Assuntos de Segurança Pública José Américo Franco Peixoto, porque sou testemunha, como comandante de toda a região, da preocupação destas autoridades. A cobrança que eles fazem com relação a melhores condições de segurança. Não compete à Prefeitura executar policiamento, e sim às policias Militar e Civil. A Administração Municipal colabora no que pode, buscando melhorar a qualidade de vida da população, inclusive suprindo algumas deficiências que a policia tem”.
Constantemente se reunindo com autoridades da área, população e comerciantes, reivindicando mais iniciativas para melhorar a segurança em Praia Grande, o prefeito Roberto Francisco explicou que a Administração Municipal tem realizado ações conjuntas com as policias militar e civil. “É uma parceria que fazemos através da Guarda Civil Municipal. Agimos em locais estratégicos para coibir atos de vandalismo e criminalidade. Esse aumento do efetivo ajuda, mas conforme a Cidade cresce vai se tornando necessário ainda mais policiais. O efetivo de Praia Grande não acompanhou o crescimento da cidade. Além disse sabemos que o Município hoje tem mais de 262 mil habitantes fixos, mas recebe entre 300 e 500 mil pessoas, por final de semana”.
Deputado federal, Alberto Mourão, ex-prefeito de Praia Grande, destacou o trabalho realizado no Município pela Administração Municipal, no auxilio ao combate à criminalidade. “Na Cidade existe um diferencial na área de segurança. Temos equipamentos e meios para trabalhar. Não temos recursos humanos, porque o poder de policia é do Estado e é sua a obrigação de colocar mais delegados, escrivães e policiais. Só que o munícipe enxerga sempre os mais próximos, que são os vereadores e o prefeito, ninguém lembra do Governador. A sociedade não faz uma critica com senso de análise e isso que tem feito com que prefeituras acabem sendo penalizadas com a imagem de que não fazem nada. E aqui em Praia Grande é pior porque essa ausência de policiais é em decorrência do crescimento muito rápido, cerca de 3 % ao ano. Quantas cidades deste pais crescem a esta velocidade ? Se o Estado mandasse 3% a mais de efetivo por ano aqui, estaríamos equilibrados sempre”.
Presidente da Associação Comercial da Cidade, José Augusto Soares da Silva disse que há alguns meses a sociedade civil organizada se reúne para reivindicar melhorias na área de segurança. “Estivemos com diversas autoridades da área, como o secretário de Segurança do Estado, o comandante Estadual da Policia Militar e o próprio comandante do CPI. Levamos estatísticas e pedimos, com o apoio do prefeito Roberto Francisco, um maior número de Policiais Militares”, explicou Soares da Silva, lembrando que foi realizado um abaixo assinado com cerca de 6 mil assinaturas.
Homenagem – Policiais Militares que trabalham em Praia Grande foram homenageados pelo destaque que tiveram em suas corporações durante o ano. Recebem homenagem os seguintes policiais:
Soldado PM Marcelo Lopes dos Santos (2ª Cia do 45º BPMI); Soldado PM Charles Santana (1ª Cia do 45º BPMI); Soldado PM Carlos André de Souza Pereira (Cia de Força Tática); 1º Subtentente Vicente Ferreira da Silva (Estado Maior da Policia Militar). |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário