terça-feira, 4 de outubro de 2011

GCM adquire armas especiais para treinamento


Notícia do dia 4/10/2011
Por Paola Vieira, MTB: 43.705
  
 
Tropa é capacitada para uso de equipamento e só o utiliza como última opção
 
 
Jairo Marques
Tropa é capacitada para uso de equipamento
A Guarda Civil Municipal de Praia Grande adquiriu, por meio de licitação, dez pistolas de pressão airsoft a fim de aprimorar os treinamentos da Corporação. Os equipamentos são semelhantes externamente a arma de fogo reais (baseado na Pistola Taurus PT-99), que disparam esferas de plástico (bbs) de 6 milímetros de diâmetro. O novo equipamento além de oferecer melhor custo benefício, facilita o treinamento e possibilita maior aprimoramento da capacidade técnica dos profissionais. Desta forma, até o final do ano a Corporação estará com toda a tropa habilitada para o uso de arma de fogo, com exceção dos que não estão em condições para o treinamento.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos, o mecanismo interno dos equipamentos de treinamento em nada se assemelha com armas de fogo reais, sendo impossível qualquer conversão das armas airsoft para o uso com munição real. “Com a aquisição do novo equipamento, 70% do treinamento para a habilitação do uso de arma de fogo será realizado com a pistola airsoft, e 30% com arma de fogo utilizando munição real. Com as pistolas de pressão, temos a vantagem de ver os impactos sem risco de ferimentos letais. As técnicas serão aplicadas incessantemente, possibilitando o ‘adestramento do agente’, permitindo com que ele se sinta a vontade para o exercício com munição real, onde é preciso toda uma estrutura que inclui estande de tiro apropriado e recursos de segurança como ambulância”, explica.

Apesar da habilitação dos GCMs para o uso de arma de fogo, o comandante ressalta que esta é a última opção, um instrumento de defesa que visa apenas preservar a vida do agente. Ele destaca que os GCMs são instruídos para, quando necessário, o uso de força progressiva utilizando equipamentos como gás de pimenta e tonfa (tipo de cacetete), obedecendo a Portaria Interministerial nº 4226/10, que estabelece as diretrizes sobre o Uso de Força pelos Agentes de Segurança.

Segundo o comandante, a principal finalidade da aquisição da pistola de pressão airsoft é aumentar a capacidade técnica do agente policial em suas ações de rotina. A GCM tem investido também em instrução no sentido de preservação da vida, dos direitos humanos, na questão do uso diferenciado da força, provocando nos guardas a utilização da melhor forma de aplicar a força preservando os direitos humanos. “A arma é a última opção. Eles são treinados para utilizar a forma diferenciada da força, treinamento importante, que para tanto, o Ministério da Justiça tem provocado nas corporações policiais esse tipo de aprendizado. Hoje a GCM de Praia Grande possui uma Comissão Interna de Controle e Acompanhamento da Letalidade, que controla e avalia o uso da força pelos agentes de segurança seguindo as diretrizes do Ministério da Justiça”.

Atualmente a GCM de Praia Grande conta com 140 guardas capacitados para porte de arma e, até o final do ano, mais 70 homens serão habilitados, exceto os que não estão aptos para o exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui