quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conar vai apurar denúncias contra propaganda com Gisele Bündchen


Quinta-feira, 29 de setembro de 2011 - 20h54
Polêmica


G1

Créditos: Reprodução

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou que abriu, por volta das 16h30 desta quinta-feira, o processo que irá analisar as denúncias relativas a uma campanha da fabricante de roupas íntimas Hope, estrelada pela modelo Gisele Bündchen.

A campanha publicitária foi alvo de queixas por parte da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, que informou ter enviado um ofício ao Conar pedindo a suspensão da Campanha.

Os vídeos da campanha, chamada “Hope Ensina”, mostram a modelo contando ao marido que bateu seu carro e estourou o limite do cartão de crédito. Primeiro, Gisele revela os problemas vestida com roupas e, na sequência, apenas de lingerie. 
A propaganda diz que a primeira maneira é errada, e a segunda, a correta. E incentiva as brasileiras a usar seu "charme".

De acordo com a assessoria de imprensa do Conar, o objetivo do processo é apurar se as denúncias têm ou não fundamento, com base no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

A assessoria de imprensa do Conar informou ainda que a defesa da campanha (fabricante e/ou agência de publicidade) tem cinco dias úteis contados a partir desta sexta-feira para se apresentar.

O Conar informou ainda que um relator que estudará o processo será nomeado nas próximas horas. Depois que assumir o cargo, o relator poderá conceder uma liminar para que a propaganda seja retirada do ar imediatamente. Caso contrário, a peça poderá continuar a ser veiculada até o dia do julgamento, em data a ser definida.

Queixas de consumidores
De acordo com o Conar, no entanto, o início do processo de análise foi motivado por cerca de 15 reclamações registradas por outros consumidores, já que até esta quinta o Conar não recebeu o ofício com a denúncia da SPM. O órgão, diz a assessoria, também recebeu manifestações elogiosas sobre a peça.

Em nota divulgada na quarta-feira, a Secretaria de Políticas para as Mulheres afirmou que sua ouvidoria recebeu seis reclamações de pessoas “indignadas” com a propaganda desde o dia 20, quando ela foi ao ar. Além do ofício ao Conar, a SPM também enviou documento ao diretor da Hope Lingerie, Sylvio Korytowski, “manifestando repúdio à campanha.”

“‘Hope Ensina’ é a campanha da empresa que ‘ensina’ como a sensualidade pode deixar qualquer homem ‘derretido’. Nela, a modelo Gisele Bundchen estimula as mulheres brasileiras a fazerem uso de seu 'charme' (exposição do corpo e insinuações) para amenizar possíveis reações de seus companheiros frente a incidentes do cotidiano”, diz nota divulgada pela SPM.

''A propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os artigos 1° e 5° da Constituição Federal”, completa a nota da SPM.

Hope
Por meio de nota divulgada na quarta-feira, a Hope disse que a propaganda teve o objetivo de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia e que, utilizando uma lingerie Hope, seu poder de convencimento seria ainda maior.

''Os exemplos nunca tiveram a intenção de parecer sexistas, mas sim, cotidianos de um casal. Bater o carro, extrapolar nas compras ou ter que receber uma nova pessoa em sua casa por tempo indeterminado são fatos desagradáveis que podem acontecer na vida de qualquer casal, seja o agente da ação homem ou mulher", disse a nota.

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