terça-feira, 29 de maio de 2012

Fotografia: uma viagem inesquecível!

  
Regras, normas e dicas para fotos lindas em qualquer ocasião!
Ao viajar, o primeiro item da mala de muitas pessoas é uma boa câmera fotográfica. Com ela, serão registrados os momentos inesquecíveis das férias ou de uma lua-de-mel dos sonhos. Mas é preciso entender bem os recursos da câmera e alguns truques para ambientes e iluminação diferentes, bem como as limitações regionais, para que o ato de fotografar não se torne um incomôdo para os outros e o resultado seja satisfatório.
Primeiramente, leia com atenção o manual da câmera. Compre um bom case para protegê-la de choques e não se esqueça de baterias e carregadores – nada pior que a energia acabar justamente quando você vai tirar uma foto inigualável.
Feito isso, atente para as seguintes dicas:
Usando o flash
Existem situações em que se deve usar o flash para obter bons resultados, mas em outras isso pode estragar a foto. É importante entender como o recurso funciona: o flash serve para iluminar momentaneamente e a uma determinada distância.
Portanto, não precisa ser usado se você estiver bem perto do objeto – ou a foto ficará muito clara – e não funcionará adequadamente se o objeto estiver longe demais. O alcance é geralmente até, no máximo, cinco metros. Para iluminar distâncias diferentes, escolha pontos com focos de luz próprios ou providencie uma iluminação.
Em contrapartida, o flash é bastante útil em ambientes escuros ou quando se fotografa contra a luz. Por exemplo, uma pessoa de costas para o sol sairá escura, mas com a ajuda do flash a imagem ficará clara.
Enquadrar não é só puxar o gatilho
Procuramos naturalmente enquadrar o objeto principal da cena no meio, mas resultados criativos podem aparecer se mexermos nesses elementos. Algumas câmeras oferecem a visualização do campo com divisões em nove partes, permitindo que você calcule melhor a harmonia e proporção do objeto fotografado e seu fundo.
Antes de apertar o botão, escolha criteriosamente o objeto, observando iluminação e movimento. Preste também atenção no fundo: muitas fotos são estragadas por pedestres fazendo caras estranhas ou cenários que vão roubar a atenção do objeto principal. Seja criterioso. 
Fazendo retratos, concentre-se na proporção entre o rosto e o cenário. O fundo não tem importância; o essencial é captar uma boa expressão do retratado. Portanto, aproxime-se o quanto for necessário da pessoa e enquadre seu rosto, capturando assim detalhes da face que passariam despercebidos em retratos tirados à distância.
Use a luz com inteligência
Ao fotografar construções e monumentos durante suas viagens, prefira a luz do dia sempre que for possível. Além de ser a melhor iluminação que você pode escolher,  tornará desnecessário o uso do flash na maioria das fotos. Em dias nublados, a luz é ótima para fotos de pessoas, pois destaca detalhes da fisionomia.
Cores
Procure saber como funciona o ajuste de cores e o balanço de branco (white balance) em sua câmera fotográfica. Ter esse conhecimento faz com que o resultado seja praticamente profissional. A maioria das câmeras possui configurações automáticas para cada situação, mas ajustar manualmente garante precisão na hora de captar a imagem.
Etiqueta
Não esqueça a educação dentro da mala quando sair com sua câmera a tiracolo em uma cidade estranha. Lembre-se que os costumes são diferentes de cidade para cidade, e é preciso checar com cuidado antes de fotografar em alguns espaços públicos, pois pode ser proibido.
- Ao fotografar dentro de espaços fechados, evite ficar muito próximo de pessoas que você não conhece. O flash pode irritá-los e até causar uma confusão. Se for tirar a foto de alguém que você acabou de conhecer, peça antes.
- Antes de sair batendo o flash e fotografando todas as obras de arte, procure um cartaz avisando se é permitido ou não. Pinturas antigas geralmente não podem ser fotografadas com flash, pois a luz danifica a obra, alterando suas cores. Pelo mesmo motivo, não é permitido levar comida ou bebida para estes locais, sob o risco de alterar o ambiente em que se preserva com tanto cuidado as antiguidades.
- Se estiver em um show, lembre-se que o flash não é necessário. Com tantos watts de potência nos refletores do palco, não é a luz da sua câmera que vai garantir uma foto boa. Mais importante do que pensar na luz é se aproximar do objeto a ser fotografado, respeitando os limites impostos pelo cordão de segurança. Seja educado e tome cuidado para não estragar a foto dos outros.
Fotografe seus melhores momentos com qualidade .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui