sábado, 3 de dezembro de 2011

Confira dicas de especialistas e prepare-se para prova da Fatec

Vestibular

De A Tribuna On-line

Neste domingo, 2.659 candidatos disputarão o vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) na Baixada Santista. Para que nada atrapalhe o desempenho na prova,  é preciso que o candidato não perca tempo e controle o nervosismo. 

O diretor pedagógico do curso pré-vestibular AEON, Marcelo Polachini, aconselha que os estudantes leiam com bastante calma os enunciados do exame. “Em muitas questões, a resposta está no próprio enunciado. Com calma, o candidato consegue fazer a prova”. 

Pular questões que exigem mais conhecimento também pode ajudar o candidato. A dica é do professor e coordenador de Química do Objetivo da Baixada Santista e São José dos Campos, Perseu Lúcio Alexander Helener de Paula. 

”Em média, você tem três minutos para responder cada questão. Se o candidato encontrar uma pergunta muito difícil, deve seguir adiante, respondendo as mais fáceis.”. 

O docente também alerta: no dia do exame, é preciso estar alimentado com comidas leves, pois o sono e a fome são os principais inimigos do candidato. “Também é importante estar vestido com roupas leves”, recomenda. 

Controle o nervosismo 

Para o professor de Psicologia da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Hélio Alves, estar preparado emocionalmente poderá reduzir a carga de ansiedade do candidato no dia do exame.  

“Não adianta mais estudar. O principal o aluno já tem que saber. Agora ele deve estar focado e dedicar parte do seu tempo para o lazer. Se o aluno se conhece, se valoriza, ele terá um bom desempenho”. 

Ainda de acordo com o docente, identificar as questões mais fáceis da prova pode amenizar o grau de nervosismo do candidato. “Procure ganhar tempo para ter certeza de que você dará o seu melhor. Leia tudo com calma e comece primeiro pelo que você tem mais facilidade”. 

Saia com antecedência 

Na região, os locais de avaliação são: Fatec Rubens Lara (Avenida Bartolomeu  de  Gusmão, 110 - Aparecida), Etec Escolástica Rosa (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 111 - Aparecida - Santos) e Etec  Aristóteles  Ferreira (Avenida Doutor Epitácio Pessoa, 466 - Aparecida, em Santos) 

No Estado, 51.898 candidatos disputam as 11.360 vagas, distribuídas entre as 52 unidades, onde são oferecidos 61 cursos de graduação tecnológica. 

Fatec Santos
Na Fatec Rubens Lara, em Santos, 1.358 candidatos concorrem em quatro opções de cursos. O mais procurado foi Logística noite, com 9,48 candidatos por vaga, seguido de Análise e Desenvolvimento de Sistemas noite (8,93 por vaga) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas manhã (5,75 ).

Logo aparecem Gestão Empresarial manhã (5,03 por vaga), Logística tarde (2,73) e Sistemas para Internet (2,05), também no período vespertino.

Fatec Praia Grande
Em Praia Grande, 1.031 candidatos se inscreveram para quatro opções de curso. O curso mais concorrido é Análise e Desenvolvimento de Sistemas noite, com 7,13 candidatos por vaga. Em segundo lugar fica Comércio Exterior noite (6,28 por vaga) e Processos Químicos noite (3,80 ).
Os colocados seguintes são Análise e Desenvolvimento de Sistemas tarde (2,90 por vaga), Processos Químicos tarde (2,83), Comércio Exterior tarde (1,75) e por fim, Gestão Empresarial tarde (1,10). Interessados em obter mais informações podem acessar o site www.vestibularfatec.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui