quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sabesp divulga plano de ação para abastecer região durante a temporada

Não vai faltar água

De A Tribuna On-line

Todo verão é a mesma coisa. As cidades da região ficam lotadas, o trânsito caótico e pior, o consumo de água fica maior e algumas cidades acabam sendo afetadas no abastecimento. 
Para evitar que a região fique sem água durante este período, a Sabesp garantiu que já está se preparando para o aumento populacional. Além da ampliação da produção de água, a companhia anunciou que irá reforçar os turnos de plantões e o atendimento aos clientes. 
Os trabalhos para a temporada são iniciados ao final do verão, quando é realizado um balanço das ações. Após esta etapa, um novo planejamento é elaborado para o próximo ano.

Créditos: Agência Brasil
Apesar dos investimentos no setor, companhia explica que ainda há desperdício do recurso na região

"Vamos disponibilizar um efetivo de aproximadamente 315 pessoas em plantão 24 horas, tanto para o abastecimento de água como coleta e tratamento de esgoto. Isso tudo é para garantir uma temporada tranquila para todos", explica o gerente da Sabesp, Nicolas Alvarez Gonzalez.

O pico de produção de água acontece na semana entre o Natal e o Ano Novo, quando a produção de água chega a aumentar em cerca de 40% por dia. 

Durante o ano, a Sabesp investiu mais de R$ 500 milhões em obras de infraestrutura, ações preventivas e reforço em serviços de atendimento ao consumidor para garantir o abastecimento de água no Litoral. 

Estão em obras duas novas estações de Tratamento de Água: a ETA Mambu, em Itanhaém, que beneficia as cidades do Litoral Sul (Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Área Continental de São Vicente), e ETA Jurubatuba (Guarujá). Também foram realizadas reformas e melhorias na ETA Cubatão. 

Duas outras importantes obras que reforçam o abastecimento estão em operação desde a temporada 2010-2011: a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Boracéia, em Bertioga, que permitiu dobrar a quantidade de produção de água para o município, de 30 para 60 litros por segundo, beneficiando Bertioga e São Sebastião; e o Centro de Reservação Melvi, em Praia Grande, que permite armazenar 20 milhões de litros de água.

Mas apesar dos investimentos no setor ao longo do ano, o gerente da Sabesp explica que ainda há um grande desperdício do recurso na região. 

”Em alguns dias mais quentes temos um consumo que chega a 450 litros por pessoa/dia, enquanto o preconizado pela OMS é de cerca de 150 litros de água pessoa/dia. Além disso, é fundamental este período para realizar a limpeza do reservatório interno nos imóveis de temporada, o que garante a qualidade da água distribuída”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui