sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Projeto estimula Cidadania em crianças e adolescentes


Por Priscila Sellis , MTB: 31.003
  
 
Vereadores mirins participam de encontro com deputado do Parlamento Jovem
 
 
Estimular a cidadania nas crianças e adolescentes, levando-os a se envolverem com questões sociais e preparando-os para serem adultos atuantes em prol da sociedade. Este é o objetivo do projeto Cidadania Mirim, realizado através de parceria entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a Câmara Municipal de Praia Grande. A iniciativa consiste na eleição de 13 vereadores mirins e seus suplentes, que têm a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do Legislativo ao longo de um ano. Os alunos são eleitos de acordo com as propostas que apresentam em prol da comunidade local.

Já eleitos como vereadores mirins, os alunos da rede municipal de Praia Grande se preparam para tomar posse no dia 25 de novembro, na Câmara Municipal. Na semana passada participaram de um encontro com o deputado do projeto Parlamento Jovem, Anderson Teixeira, praiagrandense de 17 anos. O evento ocorreu no auditório Roberto Marinho e contou também com a presença de educadores e dos pais de alunos. “O Cidadania Mirim aproxima o aluno do poder público, levando-o a perceber que opinar e participar é um dever dele e, ao mesmo tempo, um direito. Vejo no rosto e no sorriso desses alunos a esperança de ver seus projetos aprovados”, afirmou Anderson.

O deputado, que também é líder da Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor, palestrou sobre democracia, os três poderes e sua atuação no Parlamento Jovem, projeto da Câmara dos Deputados que elege alunos do Ensino Médio como deputados. Ex-aluno da rede municipal de Praia Grande, Anderson foi o único representante da Baixada Santista eleito esse ano.

Os alunos consideraram o encontro muito interessante. “Aprendi hoje muita coisa que não sabia. A parte que mais me chamou a atenção foram as imagens da posse do deputado”, disse o aluno João Victor Tavares, eleito como prefeito mirim. “Gostei da parte que explicou o que são os três poderes”, ressaltou a aluna Beatriz Freitas Silva, eleita vereadora mirim.

O pai de Beatriz, Samuel Reis, elogiou o projeto. “Ajuda a formar o caráter e estimula a preocupação com a sociedade”, comentou.
A chefe do Departamento Pedagógico, Sandra Galvão, destaca a importância da Câmara Mirim para o desenvolvimento da cidadania. “É necessário que a criança, desde pequena, desenvolva a consciência de sua responsabilidade junto à sociedade, aprendendo que sua participação é importante, conhecendo seus direitos e deveres como cidadão e entendendo o processo político de onde vive. O projeto Cidadão Mirim ajuda no desenvolvimento dessa consciência, beneficiando não apenas os alunos eleitos e suplentes, mas todas as crianças da escola que participaram da análise das propostas dos candidatos e exerceram o voto”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui