quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Exposição do 18º Salão de Artes de PG inicia quinta-feira (10)


Por Lorena Flosi , MTB: 40.295
  
 
Cerimônia acontece às 20 horas e é aberta à população
 
 
Jairo Marques
Salão pode ser visitado até o dia 10 de janeiro
Após avaliar mais de mil trabalhos enviados por artistas de todo o País e exterior, a 18ª edição do Salão de Artes Plásticas de Paia Grande abre suas portas ao público na quinta-feira (10), em cerimônia oficial, às 20 horas. Considerado um dos mais importantes do País em suas outras edições, o Salão de Artes Plásticas chega a 2011 apresentando 100 obras de 51 artistas, entre pinturas, esculturas, desenhos e xilogravuras, em um diagnóstico amplo e significativo da arte contemporânea brasileira. Com entrada gratuita, o salão pode ser visitado até o dia 10 de janeiro, de terça-feira a sábado, das 14 às 18 horas.

“Estamos extremamente satisfeitos com o resultado de salão”, comemora o secretário de Cultura e Turismo (Sectur) de Praia Grande, Carlos Ananias Lobão. “O grande volume de inscrições, aliado à qualidade das obras enviadas para a competição, mostra que o Salão de Artes de Praia Grande ainda ocupa um lugar de destaque no cenário da arte contemporânea brasileira. Após um intervalo de seis anos, nosso salão volta para ficar. Pretendemos edita-lo anualmente, sempre mantendo o nível das obras expostas, com a certeza de que estamos a filosofia que orienta o Palácio das Artes desde sua inauguração, que é a de promover o acesso gratuito à cultura e incentivar a produção artística do País”.

Realizado de 1989 a 2005, o Salão de Artes Plásticas ganhou credibilidade por premiar obras representativas no cenário artístico de cada época. Durante as últimas dezessete edições, o Salão premiou talentos como Frederico Dalton, Sergio Dório, André Komatsu, Bettina Vaz Guimarães e Christina Meireles, a maioria sem grande notoriedade até então. O corpo de jurados responsável pela seleção das obras – escolhidos entre os principais nomes das artes plásticas no Brasil – trouxe para a vitrine da arte contemporânea brasileira obras como Não Lugar 3 e 2, de Sergio Dório e Prana I, II e III, de Denise Agasi, hoje pertencentes ao acervo da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande.

Para Fernando Oliva, curador de artes e docente em Artes Plásticas, que também fez parte da comissão que julgou os trabalhos, a tendência deve ser a mesma em 2011. “O que percebemos analisando esses trabalhos é que essa é uma geração de artistas que não têm uma relação específica com técnicas pré-determinadas ou suportes. São artistas menos dependentes de uma relação de linguagem e que migram livremente entre as diversas formas de comunicação. Não são apenas gravuristas, pintores ou escultores, mas artistas, na plena acepção da palavra”.

Unanimidade entre todo júri, o nível dos trabalhos apresentados dificultou a seleção das obras. Além das três primeiras colocações, o júri decidiu conceder 11 menções honrosas, algo inédito nas últimas 17 edições do Salão de Artes em Praia Grande. “Estamos muito impressionados com a qualidade dos trabalhos
participantes”, frizou o jornalista Celso Fioravante, um dos jurados da mostra. “Achamos o nível dos trabalhos muito alto, talvez até pelo tempo em que o Salão de Praia Grande esteve fora de atividade. De mais de mil obras, selecionamos 51 artistas com convicção, o que é uma média bem superior à dos outros salões que participamos, que é de 10%”, completa.

Saiba quem foram os jurados responsáveis pela seleção das obras do 18º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande:

Celso Fioravante: editor do Mapa das Artes, idealizador e realizador da Mostra São Paulo em Cenas e ex-chefe de reportagem e editor assistente do caderno Folha Ilustrada, jornal Folha de São Paulo
Saleti Barreto: artista plástica, curadora de arte gráfica do Museu de Arte Moderna (MAM) e sócia-fundadora do Colégio das Artes de São Paulo;
Fernando Oliva: curador de arte e docente nas faculdades de Artes Plásticas da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e Santa Marcelina, integrante da comissão do Festival Internacional de Arte Contemporânea e editor de ensaios do Caderno Sesc.

Confira a lista dos premiados:

Primeiro Prêmio
ARTISTA: Vitor Mizael
OBRA: Pintura “Sem Título” (2011, acrílica sobre tela, 165 cm x 200 cm)

Segundo Prêmio
ARTISTA: Samuel Ornelas
OBRA: Xilogravura “A Casa dos Mantos - Os Gêmeos ao Pedestal e A Mariposa de Asas Fechadas (2010, xilogravura sobre tecido, 85 cm x 79 cm)

Terceiro Prêmio
ARTISTA: Evandro Prado
OBRA: Pintura “Barroco 1” (2010, oxidação de pregos sobre tecido, 160 cm x 90 cm)

Menção Honrosa
Adriano Costa
Alex dos Santos
Claudio Caropreso
Kaloan Meenochite
Mai-Britt
Osvaldo Carvalho
Patrícia Pomerantzeff P
edro Di Pietro
Renata Egreja
Renata Rosenthal
Sílvia Mharques

Confira a lista de artistas que farão parte do 18º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande:

Rosa Barreiros
Rodolfo Borbel PitarelloFreitas
Thais Ueda
Nati Canto
Khaori Wakamatsu
Genival Nunes
Pedro Spagnol
Linaldo
Andery Neto
Serjão Augusto
Samuel Ornelas
Claudio Caropreso
Sueli Espicalquis
Gerpe
Adda Prieto
Patricia Maria P. Pessoa
Dalla Costa
Laura Lydia
Andrea Tavares
Silvia Mharques
Renato Pera
Rachel Midori
Lucas Costa
Vitor Mizael
Marcio Pannunzio
Mai-Britt
Grupo Extintas
Ulysses Bôscolo
Renata Rosenthal
Azeite Deleos
Marlon Anjos
Junior Suci
Vulpes Polaris
Claudio Gabriel
Cris Faria
Gabriel Petito
Adriano Costa
Alexandre Faccin
Renata Egreja
Osvaldo Carvalho
Evandro Prado
Pedro Di Pietro
Marcos Fioravante
Kaloan Meenochite
Amanda Mei
Chico Santos
Alex dos Santos
Rodrigo de Carvalho
Duane Bahia Benatti
Felipe Berndt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui