sábado, 1 de outubro de 2011

Confira dicas para chegar à terceira idade de maneira saudável


Dia Mundial do Idoso  |  
 
Atitudes diárias podem retardar o envelhecimento da pele, além de prevenir
 o desenvolvimento de doenças como o câncer, que representa cerca de 
25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil





  
 
A expectativa de vida aumenta a cada ano. Com isso, já não é raridade encontrar pessoas completando 100 anos. Neste sentido, a preocupação é como chegar a idades tão avançadas de forma saudável. Um conjunto de fatores influenciam no processo de envelhecimento e atitudes desde cedo ajudam com que o corpo acompanhe este processo de forma ativa. Atividades físicas e também mentais, além de uma alimentação saudável são essenciais para passar dos 60 anos com saúde e disposição.
Além desta questão, a pele também precisa receber atenção especial, por motivos estéticos, mas principalmente de saúde. Que todos terão rugas e marcas de expressão é certo, mas atitudes diárias desde cedo podem retardar o envelhecimento da pele, além de prevenir o desenvolvimento de doenças, como o câncer, que representa cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Um em cada quatro casos.
Segundo a dermatologista Valéria Fusari, a principal arma contra o envelhecimento e também doenças mais graves é o uso diário de protetor solar. “Cerca de 80% do envelhecimento da pele é causada por conta desta exposição. A pele envelhece a cada minuto no sol. Pessoas com pele muito sensível e clara precisam ter atenção redobrada, mas para mulatos e índios, por mais resistente que seja a pele, o uso diário do protetor também é indicado”, ressalta.
O processo de envelhecimento acontece também por outros motivos. A qualidade de vida, segundo Fusari, é uma das principais influências. “Pessoas estressadas, por exemplo, apresentam envelhecimento acelerado”. Outros fatores, de acordo com Fusari, que têm forte interferência são o consumo de cigarro e álcool, que destroem com maior velocidade as células da pele e  aceleram ainda mais o desgaste.

Problemas genéticos


De acordo com Fusari, problemas genéticos também podem acelerar o envelhecimento e a flacidez da pele. Alguns procedimentos, entretanto, podem prever como ficará a pele e, então, prevenir para retardar o processo.
“A pessoa pode modificar por procedimentos em consultório com a utilização de toxina butolínica, que melhora a questão muscular e também estética. Este é um dos métodos mais realizados em centros clínicos”, explica Fusari. “Hoje é possível avaliar toda esta questão já a partir dos 15 ou 20 anos e começar desde cedo a prevenção. A avaliação é realizada tanto pela formação muscular e outras questões físicas, como também pelo estilo de vida da pessoa”, diz.
Além desta intervenção ou mesmo reposição no lábio e bochecha, por exemplo, as pessoas podem utilizar produtos cosméticos, que aumentam a produção de colágeno e elástino. “É importante lembrar que o envelhecimento começa a partir dos 25 anos. Aos 40, já produzimos metade de colágeno e outras substâncias, do que alguém aos 20, por isso é importante  estimular o corpo para que ele continue se renovando”, explica.
Neste sentido, a dermatologista explica que é preciso estimular o corpo para que ele continue produzindo substâncias. Produtos com ácido, por exemplo, ajudam na renovação das células e são considerados um dos principais tratamentos de prevenção. Existem também produtos coadjuvantes, como os hidratantes, que possuem colágeno, e contribuem para a renovação da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui