domingo, 18 de setembro de 2011

PG lança projeto Ciclista Cidadão


PG lança projeto Ciclista Cidadão segunda-feira (19)
Ação dá início às atividades relacionadas com Semana Nacional de Trânsito, na Cidade






Reunião define metas para a Semana Nacional de Trânsito

Com o tema “Década mundial de ações para a segurança do trânsito 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, a Semana Nacional de Trânsito será comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, em todo País. E para marcar o início das atividades na Cidade, Praia Grande lançará o projeto Ciclista Cidadão na segunda-feira (19), das 9 às 12 horas, entre as Avenidas Guilhermina e Presidente Kennedy, no Bairro Guilhermina, com a distribuição de cartilhas educativas a ciclistas e adesivos numerados que deverão ser colados na lateral das bicicletas. A partir de cadastro realizado antes da colagem do adesivo será possível mapear o perfil dos ciclistas existentes em Praia Grande e planejar novas ações voltadas ao público.

Durante a semana, o material também começará a ser distribuído em escolas municipais e cerca de 30 faixas serão afixadas nos principais pontos da Cidade, informando sobre as ações. Ainda dentro das atividades da Semana, a Secretaria de Trânsito e Transporte (Setransp) realizará no Dia Mundial Sem Meu Carro, comemorado anualmente dia 22 de setembro, ações educativas com ciclistas e blits de conscientização em vias da Cidade.

A chefe da Seção de Educação e Segurança no Trânsito da Setransp, Elaine Fornazieri, informou que, no total, serão distribuídos 50 mil Manuais do Ciclista Cidadão, que contêm normas de trânsito específicas e dicas de segurança. “Dentro do manual também há uma ficha de identificação. Após preencher o cadastro o ciclista receberá o adesivo numerado, que deverá ser colado em sua bicicleta. Quem tiver esta identificação participará, no dia 5 de novembro, de sorteio de 5 bicicletas, por meio da Loteria Federal”.

Os adesivos numerados foram confeccionados com material de alta aderência, reflexivo e indestrutível. “Além de identificá-los, os adesivos servirão como elementos refletivos, tornando o veículo mais visível durante a noite, em dias de chuva e na neblina”, explicou Elaine Fornazieri.

Os 45.690 alunos da rede municipal de ensino e de atividades de complementação escolar receberão os manuais, que serão utilizados em sala de aula, em atividades lúdicas e pedagógicas. “As informações do manual serão inseridas nos planos de aulas e discussões com alunos e comunidade escolar. As atividades visam contribuir para a conscientização cidadã”, explicou a chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de educação Sandra Galvão.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Eduardo Rodrigues Xavier, o cadastro dos proprietários das bicicletas adesivadas estará disponível para agentes de trânsito, em bancos de dados da própria Secretaria, Guarda Civil Municipal (CGM) e Polícia Militar (PM). “A bicicleta é comumente utilizada na fuga de roubos a pedestres, além de ser alvo constante de furtos e demais ações criminosas. Ofereceremos as informações para a PM também, o que deve facilitar na localização do proprietário do veículo em futuras operações”.

Eduardo Xavier explica que mesmo podendo auxiliar nas ações de segurança na Cidade, o projeto tem a finalidade de mapear o perfil dos ciclistas do Município. “A ação não é um registro obrigatório. Para dar início à fiscalização de bicicletas de forma regional é preciso que as nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista tenham ampliado os investimentos em infraestrutura cicloviária, como estabelece o Plano Cicloviário Metropolitano. E nisto Praia Grande está na frente, pois atualmente já temos mais de 76 quilômetros de ciclovias. Somente depois disso será possível pensar, de forma metropolitana, no emplacamento de bicicletas”.

Escolas particulares e estaduais interessadas em receber mais informações sobre o projeto Ciclista Cidadão e sobre possíveis parcerias na área de educação no trânsito devem entrar em contato com a Setransp no telefone 3496-5071. E ciclistas residentes no Município que tenham interesse em se cadastrar e receber o manual e o adesivo numerado devem comparecer na sede da Setransp, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, 174, 6º andar, Bairro Boqueirão. De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 17h30.

Dia Mundial Sem Carro – Na quinta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro também chamado de “Na cidade sem meu carro”, a Setransp realizará ações educativas com ciclistas e pedestres, com a divulgação do projeto Ciclista Cidadão. As ações terão início na Avenida Presidente Costa e Silva, entre as Ruas Ponta Porã e Dourados, que terá o trecho interditado para as atividades das 10 às 12 horas. Já no período da tarde, a Setransp realizará a mesma ação na Rua Dr. Vicente de Carvalho, entre as Ruas Gilberto Amado e Olavo Bilac, no Bairro Ocian, das 14 às 18 horas. Motoristas que trafegarem nos trechos durantes as interdições devem estar atentos aos desvios de trânsito e a sinalização nos locais.

Segundo o secretário Eduardo Xavier, a intenção é incentivar a população a deixar seus veículos em casa. “É uma ação em prol do meio ambiente. Queremos conscientizar motoristas para os prejuízos do uso excessivo do transporte individual motorizado. Nesta data, a população pode fazer sua parte optando pelo transporte coletivo e a bicicleta”.

O evento "Dia Mundial sem carro" ou "Na cidade sem meu carro" surgiu na França em 1997, para incentivar a utilização de meios de transporte que promovem a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui