quinta-feira, 19 de abril de 2012

Criação de Empregos acompanha crescimento de PG



Mais de 2 mil candidatos foram encaminhados a vagas de emprego só este ano
Por Ludmila Pilipavicius, MTB: 29.204

Com mais de 2 mil encaminhamentos para vagas de trabalho apenas no primeiro trimestre do ano, a Secretaria de Relações de Emprego e Trabalho (Seret) tem boas expectativas para a colocação de pessoal no mercado de trabalho até o final de 2012.

Foram 1.022 vagas disponíveis durante o período, conforme levantamento realizado pela Seret. Embora não seja possível acompanhar a permanência dos candidatos nas vagas, os encaminhamentos são considerados um dos trabalhos mais importantes da secretaria, que inclusive mantém espaços em sua sede para que as empresas realizem a seleção dos candidatos.

De acordo com o secretário de Relações de Emprego e Trabalho, as empresas que estão em busca de mão de obra entram em contato com a secretaria solicitando o agendamento para uso das salas, pois preferem realizar a seleção de novos funcionários fora de suas sedes. Durante o ano passado, cerca de mil candidatos foram entrevistados pelas empresas na própria Seret.

No total, houve 10.677 encaminhamentos para vagas em 2011, número que o secretário acredita que seja superado este ano. Para ele, Praia Grande vive um momento de crescimento que reflete também na questão da empregabilidade. “A Cidade se preparou para esse momento de crescimento. O sistema viário e de transporte coletivo, por exemplo, são organizados, o que facilita a vida do trabalhador e, consequentemente, de quem emprega”. Há casos, conforme o chefe da pasta, de empresas de Santos que acabam dando preferência a trabalhadores de Praia Grande justamente por causa desta vantagem, pois levam em conta o custo relacionado a atrasos de funcionários.

Outros números que demonstram esse crescimento, segundo o secretário, estão nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, segundo o qual Praia Grande teve um saldo de 1.972 novos empregos no ano passado.

Empreendedorismo – Outro fator que tem contribuído para a instalação de novas empresas e, consequentemente, geração de novos empregos, são os empréstimos realizados pelo Banco do Povo de Praia Grande. Em 2011, foram 92 contratos efetuados e, nos três primeiros meses deste ano, 25. São manicures, pescadores, motoboys, entre outros profissionais, que buscam os empréstimos para incrementar ou montar seu negócio.

Para o secretário, muitas pessoas que trabalham na informalidade lucrariam mais se fossem formalizadas. “Atualmente, quem vem à procura dos nossos serviços, se estiver com toda a documentação em ordem, pode sair com o CNPJ na mão”, informa.

Uma alternativa para isso é o Empreendedor Individual, programa que possibilita que a pessoa que trabalha por conta própria se legalize como pequeno empresário. Neste caso, foram 4.673 empresas abertas na Cidade somente de janeiro até o início de abril deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui