sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cidades divulgam programação de blocos, bandas e desfiles

Folia

A partir da próxima semana, as cidades da Baixada Santista já estão no clima de folia e abrem o Carvanal 2012. Sete cidades já divulgaram a programação e prometem muito agitação para quem quer curtir o mês mais agitado do País. 


GUARUJÁ
Com tema “Guarujá Tem Muito Mais Carnaval”, a Prefeitura e a Liga das Escolas de Samba de Guarujá (Linesg) prometem inovar e transformar o Carnaval 2012 em um evento de maior proporção.

O desfile oficial das escolas de samba e dos blocos começa uma semana antes, com o objetivo de dar maior visibilidade ao trabalho dos carnavalescos da Cidade. 

Com isso, o desfile do Grupo Especial será no sábado,  dia 11 de fevereiro, a partir das 22 horas, e o do Grupo de Acesso, no domingo, dia 12, às 20h30. O desfile das campeãs será no dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, com a participação da Escola de Samba Mocidade Amazonense.

O secretário municipal de Cultura explicou que a antecipação dos desfiles oficias foi decidida em conjunto com a Linesg. Segundo ele, a proposta é promover uma aproximação maior do público com o Carnaval. 

A passarela do samba será montada na Avenida Santos Dumont, entre as Ruas Manoel Hipólito do Rego e Antonio Monteiro da Cruz. A ordem dos desfiles também já foi definida, por meio de sorteio.

 
Abertura do Carnaval – Sexta-feira (10 de fevereiro)
20 horas – Corte Carnavalesca
21 horas – Blocos culturais
22 horas – Escola Pleiteante – Escola de Samba Parque Estuário do Perequê
Grupo Especial - Sábado (11 de fevereiro) – a partir das 22 horas
20 horas – Corte Carnavalesca
20h30 – Grupo Cultural Afoxé Motimbaxé
22 horas – Gres Caminho da Paz
Enredo: “A Força da Terra – Ainda a Tempo de Acordar”
Autoria: Cícero Junior
Autor do samba-enredo: Edevaldo Kalunga e Ademar da Nova
23h15 – URCSAS Vem Que É Dez
Enredo: “Assim já diziam... Escreveu Não Leu, o Pau Comeu, Só Vale o Que Está Escrito”
Autoria: Comissão de Carnaval – Presidente: Denise Martins
Autor do samba- enredo: Cunha Bueno, Foguete, Luizinho Andanças e Marimba
0h30 – ISC Escola de Samba Imperador da Ilha/Buggy
Enredo: “Leite é vida! Dos Seios da Deusa-Mãe, O Alimento Sagrado”
Autoria: Dionísio Roberto do Nascimento Bezerra
Autor do samba-enredo: Cunha Bueno, Foguete, Luizinho Andanças, Erasmo, Léo Bueno, Baianinho, Pê Santana e Fabiano Melodia.
01h45 – GRES Mocidade São Miguel
Enredo: “Livro - Uma Viagem Extraordinária”
Autoria - André Machado
Autor do samba-enredo: Cunha Bueno, Foguete, Luizinho Andanças, Erasmo e Léo Bueno.
3 horas – GRES Renascer/Borel de Santa Cruz dos Navegantes
Enredo: “No Palco da Folia, O Circo É Só Alegria”
Autoria: Hélcio Eduardo
04h15 – GRCES Guarujá
Enredo: “Minha Vida É Um Palco Iluminado! Prof. Júnior Tem História Para Mostrar”
Autoria: Karina Mingarelli
Autor de samba de enredo: Vado da Cuíca e Alexandre Branches

Grupo de Acesso:12 de fevereiro – Domingo
20h30 – Corte Carnavalesca
21h30 – SC Galo da Ilha/Casa do Axé
Enredo: Essência da Vida: “Acima de Deus Nada, Abaixo de Deus a Água”
Autoria: Jefferson Rosa
Autor do samba-enredo: Sidnei Colina
22h45 – BCU da São Jorge
Enredo: “Com a São Jorge Vou Cantando e Encantando Neste Mar de Alegria”
Autoria: Comissão de Carnaval – Presidente Wallace Andrade
Autor do samba-enredo: Mario Lucio, Naldo do Beco, Eric Sapão, Marquinho Maluco, Fernando Negrão, Marcio Galheta e Elizeu do Cavaco.
00h – GRCES Visconde
Enredo: “Já Fiz Parte da Nobreza, Fui Vestimenta de Reis. Hoje Simples ou Sofisticado, Estou a Gosto do Freguês”
Autoria: Paulinho Chiclete, Paulo da Magia e Makumbinha.
Autor do samba-enredo: Makumbinha, Paulo da Magia, Vitor Santos, Makumba, Paulinho Chiclete, Fabinho Tudo Bem e Toninho 44.
Apoteose (Desfile das campeãs)
20h30 – Abertura Corte Carnavalesca
21 horas – Agremiação Campeã do Acesso
22h30 – Agremiação Campeã do Especial
00h – Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Amazonense (Hours Concours)

SANTOS
A Passarela do Samba Dráusio da Cruz, na Av. Afonso Schmidt, na Zona Noroeste de Santos, recebe os desfiles das escolas de samba nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro.

18 de fevereiro - Grupo de Acesso
Dragões do Castelo - "Vermelho e branco uma paixão que me alucina"
Camisa Alvinegra - "Loucos por Carnaval"
Zona Noroeste - "O sonho de um menino hoje é realidade, são anos de amor e dedicação, Zona Noroeste você mora no meu coração"
Vila Mathias - "A Vila apresenta: a luta deste povo varonil"
Padre Paulo - "Sassaricando"

19 de fevereiro - Grupo Especial
Real Mocidade Santista - "Costurando a emoção sou Real, sou gratidão"
Sangue Jovem - "Santos FC... 100 anos de glórias, conquistas e emoções... meu coração é Sangue Jovem e pulsa forte por você"
Mocidade Amazonense - "Venha com a Mocidade Amazonense voltar a ser criança no mundo da imaginação"
Unidos dos Morros - "Unidos, ao sabor do café. Paulo Gomes Barbosa, uma história de vida, luta e fé"
Mocidade Dependente do Samba - "De agitador cultural à calçada da fama, Toninho Dantas é hoje a estrela que brilha no Carnaval da Mocidade"

20 de fevereiro - Grupo Especial
Brasil - "Com as cores do meu manto fiz colorir meu carnaval"
Império da Vila - "SATC, ontem, hoje e sempre"
União Imperial - "Reluz a herança portuguesa na terra da caridade e da liberdade"
X-9 - "O majestoso palco negro - a noite"
Bandeirantes do Saboó - "Somos Atlantis... (A formação das raças)"

ITANHAÉM
O desfile das escolas de samba em Itanhaém volta após dois anos e vai acontecer nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Sambódromo, que será montado na Avenida Jaime de Castro.

No total, cinco escolas do Grupo Especial vão buscar o título de 2012. No mesmo dia, entra na passarela a Explosão do Cesp, do Grupo de Acesso. A escola do Grupo Especial com menor pontuação cai para o Grupo de Acesso no Carnaval 2013.

Na segunda-feira, dia 20, desfila o Bloco Unidos de Marechal Rondon, que não vai concorrer no campeonato. Haverá ainda a apresentação de show especial.

Confira a programação:
19 de fevereiro (domingo)
Grupo de Acesso
Explosão da Cesp
Enredo: “Do início ao fim. Só ele criou, só ele pode findar. Homem nenhum na terra pode prever o que virá!”
Grupo Especial
1 - Unidos do Praião
Enredo: “Pérola Negra, do começo a Itanhaém. O Praião hoje é você”

2 - Acadêmicos do Oásis
Enredo: “No sonho de cuidar, Oásis vem preservar”
3 - Unidos do Gaivota
Enredo: “De bem com a vida ‘Beto Hora’ um artista popular, mostra suas lutas e glórias na avenida. Unidos do Gaivota vem te exaltar”
4 - Libertação
Enredo: “Tributo a Ernesto Zwarg”
5 - Estrela do Mar
Enredo: “A praça é na Benedicto Calixto. A praça é nossa pinta nos 480 anos de Itanhaém”.
20 de fevereiro (segunda-feira)
Bloco Unidos de Marechal Rondon
Enredo: “É José de Anchieta a inspiração”

BERTIOGA
Com o tema “Em Bertioga o Carnaval é + Família”, a Secretaria de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos de Bertioga oferece a munícipes e turistas uma série de eventos.

O Carnaval 2012 começará, oficialmente, no dia 17, na estrutura montada na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, no Centro, às 22 horas, com muita festa, animação e em clima de descontração, embalado pelo tradicional “Grito de Carnaval”.

A programação segue no dia 18 e prossegue até o dia 21 com muitas festividades. Durante os quatro dias de folia, a alegria contagiará a população na Praia da Enseada (Centro).

A estrutura contará com um palco, onde bandas, a partir das 22 horas, animarão o público com interpretações das tradicionais marchinhas carnavalescas, samba, axé music e outros ritmos.

No mesmo local, entre os dias 18 e 20, também estão programadas a realização de matinês, das 17 às 19 horas, animando a criançada e toda a família.

No Jardim Rio da Praia, uma estrutura estará montada na Praça da Primavera. Nos dias 19 e 20, o local terá  animação de bandas de Carnaval e programação em parceria com o Sesc-Bertioga, das 20 às 23 horas.

Em Boraceia, na praia em frente ao Condomínio Morada da Praia, a festa também acontece, pois entre os dias 18 e 21, um trio elétrico, estacionado na faixa de areia, animará o público com o já esperado Carna Eletronic, onde DJ's comandarão a festa.

Carnaval de Rua
O esperado Carnaval de Rua também apresentará uma programação especial para aqueles que curtem esse cortejo da alegria. No sábado, abrindo a festividade, acontece a apresentação do Num Impurra Qué Pió. No dia seguinte, domingo, quem comanda a festa será o Bisnetos de Cacique. 

Na segunda-feira, finalizando as apresentações de rua, acontecerá o desfile da Banda da Costa. A concentração para o Carnaval de Rua de Bertioga começa todos os dias, a partir das 17 horas, na Avenida Anchieta, entre as ruas Pires Cuba e Gonçalo da Costa, com saída prevista para as 19 horas. 

O percurso do festejo de Momo será pelas avenidas Anchieta, Vicente de Carvalho e Thomé de Souza, com chegada prevista às 22 horas, no palco montado na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, Centro.

CUBATÃO
Com o tema “Da Raiz à Tradição”, os festejos em Cubatão incluem a volta das matinês, realização de concurso de fantasias e o legítimo Carnaval de rua, com trio elétrico, frevo e as saudosas marchinhas. 

“Nosso objetivo é resgatar a essência dessa festa, valorizando a Cultura Popular e permitindo que todos, independentemente da idade, brinquem o Carnaval”, afirma o secretário de Cultura, Welington Borges.

Exposição
Uma das novidades este ano é uma exposição de fantasias que vai reunir maquetes e croquis que fazem parte da história das agremiações da Cidade: Independência, Nações Unidas e Unidos do Morro.
A exposição fica montada no saguão do Paço Municipal até o dia 10. Será um “esquenta” para o Desfile Oficial das Escolas de Samba, que acontece dia 18, a partir das 20 horas, na passarela montada na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro.

Matinê
De 19 a 21 de fevereiro, a partir das 15 horas, o Novo Parque Anilinas vai ter matinê para os pequeninos e Concurso de Fantasia. A criança que estiver com os adereços mais originais será premiada simbolicamente.

Carnaval de rua
Além dos tradicionais Banhos da Dona Dora (dia 5 na Av. Nove de Abril) e do Banho da Dona Doroti (dia 12 no Jardim Casqueiro), a Cidade vai contar, novamente, com o projeto “Carnaval nos Bairros” que percorrerá as ruas da Vila São José, Vila Esperança, Vale Verde, Conjunto São Judas, Jardim Nova República e Vila Fabril.

Um trio elétrico percorrerá as principais vias do bairro, levando samba e as tradicionais “marchinhas de Carnaval”. Além disso, vai ter arrastão de maracatu com muita dança e show de frevo, valorizando, além do Carnaval em si, a Cultura Nordestina, tão presente em Cubatão.

Programação Carnaval 2012 em Cubatão 
Exposição de Fantasias Carnavalescas
De 31/1 a 10/2, das 8h às 17h
Local: saguão do Paço Municipal (Pça. dos Emancipadores, s/nº)
Banho da Dona Dora
Dia 5/2, às 14h
Local: Av. Nove de Abril – Centro
Carnaval nos Bairros
Dia 11/2, às 19h
Local: Praça da Cidadania – Vila São José
Banho da Dona Doroti
Dia 12/2, às 14h
Local: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro
Troca de Ingressos – Desfile Oficial das Escolas de Samba
De 14 a 17/2
Novo Anilinas – das 9h às 22h
Centro Esportivo Armando Cunha (Jd. Casqueiro) – das 9h às 19h
Carnaval nos Bairros
Dia 17/2, às 19h30
Local: Vila Esperança
Desfile Oficial das Escolas de Samba
Dia 18/2, às 20h
Local: Av. Beira Mar – Jardim Casqueiro
Matinê e Concurso de Fantasias
De 19 a 21/2, às 15h
Local: Novo Parque Anilinas
Carnaval nos Bairros
Dia 19/2, às 19h
Local: Vale Verde e Conjunto São Judas
Carnaval nos Bairros
Dia 20/2, às 19h
Local: Jardim Nova República
Apuração do Desfile Oficial das Escolas de Samba
20/2, às 17h
Local: Centro Esportivo Castelão (R. Embaixador Pedro de Toledo, 365)
Carnaval nos Bairros
21/2, às 19h
Local: Vila Fabril
PRAIA GRANDE
A quinta edição do “Carnaval da Família” de Praia Grande vai agitar a Passarela João Apolônio, no Bairro Sítio do Campo, nos dias 20 e 21 de fevereiro. No total, 14 escolas de samba desfilarão divididas em Grupo Especial (seis escolas) e 1° Grupo (com oito agremiações), a partir das 20 horas.

A abertura oficial será realizada com a apresentação do Bloco Afoxé Laroyé e o desfile da Corte Carnavalesca de Praia Grande. O evento é gratuito e deve atrair 50 mil pessoas.

O local contará com 400 metros de arquibancada (com capacidade para 30 mil pessoas) e 20 camarotes para 400 pessoas. Além de 10 quiosques de alimentação, ambulâncias, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e segurança particular espalhados pelo local.

Confira a programação dos desfiles: 
Desfile oficial 1º grupo (segunda-feira, dia 20 de fevereiro)
Abertura Oficial do evento - Corte e Afoxé Laroyé – às 20h 
1ª G.R.C.E.S. Amigos do Samba – das 20h30 às 21h10 
2ª G.R.C.E.S. João Apolônio Cesac - Forte – das 21h20 às 22h 
3ª G.R.C.E.S. Unidos da Ocian – das 22h10 às 22h50 
4ª G.R.C.E.S. Guaratude – das 23h às 23h40 
5ª G.R.C.E.S. Acadêmicos de Praia Grande – das 23h50 à 0h30 
6ª G.R.C.E.S. Cristal de Praia Grande – da 0h40 à 1h20 
7ª G.R.C.E.S. Moc. Indep. Star na Avenida – da 1h30 às 2h10 
8ª G.R.S.C.E.S. Unidos da Vila do Sapo – das 2h20 às 3h
- Desfile oficial grupo especial (terça-feira, 21 de fevereiro)
1ª G.R.E.S. Folia 99 FM – das 21h às 21h50 
2ª G.R.C.E.S. Cangibrinos (Império da Baixada) – das 22h às 22h50 
3ª G.R.C.E.S. Casa do Mestiço – das 23h às 23h50 
4ª G.R.C.E.S. Mancha Verde – Baixada – da 0h à 0h50 
5ª G.R.C.E.S. Favoritos do Forte – da 1h à 1h50 
6ª G.R.C.E.S. Acadêmicos da Ilha do Caieiras – das 2h às 2h50
MONGAGUÁ
Primeiro dia de desfile:  18 de fevereiro (sábado)

O desfile começa  às 22 horas.

A primeira a entrar na passarela é a Escola de Samba Unidos da Vila Operária.

Obs.: A Vila Operária vai desfilar como agremiação pleiteante. A agremiação tenta passar pela aprovação do juri para integrar o desfile oficial no próximo ano (2013). 

Em seguida desfilam as escolas que disputam o título de 2012, obedecendo a seguinte ordem:
 
Escola de Samba D.XA Q'EU Bebo
Escola de Samba Império de Agenor de Campos
2º dia de desfile: domingo (dia 19), a partir das 21 horas

Escola de Samba Nova Ativa
Escola de Samba Vai Q'Vira
Escola de Samba Guerreiros da Fiel
Escola de Samba Amazônia

O desfile acontece no entorno da Praça Dudu Samba, na Avenida da Praia, na região central da cidade
 
Segundo a Diretoria Municipal de Turismo são aguardadas para cada noite de desfile 20 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui