domingo, 23 de outubro de 2011

Praia Grande inicia campanha contra queda de idosos


Por Antonio Cassimiro, MTB: 29.565
  
 
A primeira mobilização acontece segunda-feira (24), na Usafa do Jardim Quietude
 
 
Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, do Governo Federal, 12% das mortes de idosos são causadas por fraturas de fêmur, a maior parte motivada por quedas acidentais. Como prevenção contra o problema, a Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) está realizando uma conscientização nos bairros, com fisioterapeutas e outros profissionais. Uma palestra abordando o assunto acontece na segunda-feira (24), às 9 horas, na Unidade de Saúde da Família do bairro Quietude.

A iniciativa da Prefeitura de Praia Grande vai ao encontro da mobilização do Ministério da Saúde, que no Dia Mundial de Combate à Osteoporose, sábado (22), lança a campanha de prevenção desde a infância. A doença se caracteriza pela redução da massa e enfraquecimento ósseo, deixando o indivíduo suscetível a fraturas.

Em 2010, 74 mil brasileiros foram internados no Sistema Público de Saúde (SUS) em razão de fratura de fêmur decorrente do mal. No ano anterior, o SUS gastou pelo menos R$ 57,6 milhões com internações por quedas de anciões. Calcula-se que, no Brasil, 10 milhões de pessoas sofram da doença e a meta do Governo Federal é reduzir em 2% ao ano as internações de idosos por fraturas.

A prevenção da doença e os cuidados para evitar a queda, especialmente no ambiente doméstico, serão transmitidas pelas fisioterapeutas Tatiane Vieira do Carmo e Ana Luisa Rodani. De acordo com a chefe de Seção de Programas da Atenção Básica, Lucia Helena Corte Alcântara, a eliminação de “armadilhas” nas residências é uma das orientações dos profissionais. “As causas frequentes das quedas são obstáculos como tapete, pisos escorregadios, roupas e calçados impróprios. Nossos profissionais também orientarão cuidadores e idosos sobre a atenção ao subir escadas ou fazer serviços caseiros”, disse.

Epidemia - A atenção deve ser maior para mulheres, que são as que mais se acidentam e sofrem fraturas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que entre 13% e 18% das mulheres, acima de 50 anos, têm osteoporose, contra 3% a 6% dos homens.

Conforme o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Luiz Marono, a queda de idosos já é quase uma epidemia. “Segundo constatações, 90% das fraturas de fêmur são causadas por quedas, sendo que 75% delas em casa. Dados do Ministério da Saúde apontam que os acidentes são à noite, no trajeto entre o banheiro e o quarto. Outro dado preocupante é que 34% das quedas têm fraturas de difícil recuperação”, salientou.

Além da prevenção contra queda, a Sesap e o Governo Federal querem que a população se previna logo na infância. Para isso, indica-se que a criança beba mais leite e derivados (iogurte, queijo), reduzindo o consumo de refrigerante. Ter uma dieta com peixe, legumes verde-escuros e alimentos oleaginosos, como castanha e nozes (ricos em cálcio), ajudam a ganhar estatura e fortalecer o esqueleto.

Outra recomendação do MS contra a osteoporose é tomar sol, de 15 a 20 minutos por dia, para a obtenção da vitamina D, que estimula a absorção de cálcio. Para o tratamento da doença na fase adulta, a dieta alimentar requer muito cálcio (remédios são disponibilizados pelo SUS), bem como atividades físicas.

A palestra acontece na Usafa Quietude, que fica na Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, s/nº.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias em Geral

Baixada Santista, Emprego e etc...

Clique aqui